As empresas gastam quantidades enormes de energia, tempo e recursos para conquistar novos clientes. Porém, muitas esquecem que cativar clientes que já conhecem o seu produto ou serviço é muito mais barato. Para isso, criar estratégias de pós-venda é essencial para garantir um faturamento contínuo em sua empresa.
Você pode ter o melhor produto e se diferenciar de diversas maneiras da sua concorrência. Porém, se você apenas se mostrar interessado na venda, seus clientes podem não voltar.
Vamos imaginar a seguinte situação: Por exemplo, você compra uma geladeira em alguma loja de sua cidade. A entrega atrasa em uma semana, sem uma explicação clara dos motivos. Após um mês o eletrodoméstico acaba quebrando. O estabelecimento não quer nem ouvir as suas reclamações e o vendedor lhe informa para mandar o aparelho para a assistência técnica. Você fica sem ter onde manter os alimentos refrigerados por algumas semanas.
Provavelmente você vai ficar enfurecido e achar que a aquisição da geladeira foi um erro. Além de ter desperdiçado seu dinheiro, você gastou tempo e esforço. Você voltaria a fechar negócio com esta loja?
Criar estratégias de pós-vendas, ajuda a manter o bom relacionamento com o seu cliente. Para isso, é preciso focar em um atendimento de qualidade para ouvir e atender as necessidades deles. Com isso, você os fideliza e faz com que eles voltem a fechar negócios. Além disso, é bem possível que estes clientes felizes indiquem a sua empresa no futuro.
Confira também: 4 tipos de venda que você PRECISA conhecer para aumentar o seu lucro.
Quais estratégias de pós-venda utilizar?
Já falamos que as estratégias de pós-venda auxiliam na fidelização dos clientes, o que faz com que eles lembrem de você e não de sua empresa. Porém não existe uma fórmula mágica para isso, já que cada empresa e setor é diferente um do outro. Mesmo assim, é possível utilizar algumas estratégias e ajustá-las ao seu negócio. Confira alguns passos para aplicar em sua empresa:
Mantenha o contato com o cliente
Primeiramente, para garantir a satisfação do cliente é entrar em contato com ele. Pode ser por telefone, e-mail, ou SMS, por exemplo. Pergunte qual foi a experiência de compra, quais os pontos fortes e fracos do processo e qual a opinião dele sobre o produto ou serviço.
Esta é uma maneira simples para você identificar oportunidades de melhoria e fazer com que o cliente saiba que a empresa está preocupada com a satisfação.
Programa de fidelidade
Criar um programa de fidelidade é uma estratégia para aproximar o seu cliente de sua empresa e fazer com que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.
Você pode oferecer descontos ou brindes em determinadas compras. Além de fazer com que os clientes voltem, este tipo de estratégia de pós-venda faz com que você colete mais dados e informações deles. Dessa forma, é possível oferecer experiências mais personalizadas para eles.
Informe sobre novidades
Criar uma base de dados desses clientes para informá-los sobre novos produtos ou novidades pode fazer com que eles voltem ao seu estabelecimento. Aproveite para informá-los sobre promoções.
Lembre das datas especiais
Aproveite as informações que você possui do seu cliente e faça algumas ações para presenteá-lo em datas especiais como no aniversário. Por exemplo você pode oferecer algum tipo de desconto para ele nessas datas. Assim, o seu cliente percebe que a empresa está preocupada com seu bem-estar.
Utilize um sistema de gestão
Você pode utilizar a tecnologia para te auxiliar com a suas estratégias de pós-venda. Através de um sistema ERP é possível centralizar os dados de sua base de clientes para traçar e personalizar o seu processo de atendimento.
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