Buscamos por segurança em todas os aspectos da nossa vida. Pagamos seguro do automóvel para o caso de algum acidente, investimos em cercas na nossa casa para evitarmos furtos e em planos de saúde em caso de ficarmos doentes. Por que com nossa empresa seria diferente? Pois saiba que a falta de backup de dados da empresa pode ser um risco sério.
Segurança nunca é demais. Por mais que tomemos precauções nunca estamos livres de perdermos todas as informações salvas no sistema. Isso porque podem acontecer acidentes, o computador pode danificar, ou ainda o seu sistema pode ser invadido.
São vários os riscos e as consequências pela falta de backup podem ser graves. Imagine se o seu HD queima e você perde todos os seus arquivos. Já pensou se você perde a ordem de todos os pedidos que precisam ser entregues no próximo mês. Qual seria a solução? Se você não tem tudo anotado no papel – ou possui uma memória incrível – será praticamente impossível entregar todos os produtos no endereço certo e com a quantidade correta, não é mesmo?
Uma forma de evitar esse problema é utilizar um serviço de backup que faz diariamente cópias automáticas das informações do sistema. Assim, caso aconteça alguma coisa, você perde, no máximo, um dia de trabalho. O que causa um prejuízo pequeno, se comparado a perder o trabalho de um ano.
Abaixo listamos alguns perigos que a falta de backup pode causar em sua empresa.
Problemas com vírus pela falta de backup
Os chamados Ransomware são uma prática comum causando inúmeros prejuízos para empresas que são vítimas. Ele é um vírus implantado no computador, que criptografa restringe o acesso ao sistema. Ou seja, você fica impedido de acessar os dados e os hackers cobram um resgate para liberar a utilização. Caso a empresa não pague, as informações podem ser deletadas e perdidas para sempre.
O pior é que mesmo com o pagamento do resgate, não existem garantias de que os criminosos liberem o acesso ao sistema. Os relatos apontam que uma em cada seis empresas que pagam pelo resgate, nunca recuperam os dados.
Além da utilização de um antivírus potente e de não clicar em links suspeitos, o ideal é fazer backups constantes. Assim, se o sistema for bloqueado, basta restaurá-lo para uma data anterior ao ataque do vírus.
Falhas técnicas
Não sei se você já passou pela situação em que precisou abrir um documento e não conseguiu porque ele estava corrompido. Este tipo de situação é muito comum e as causas são as mais diversas. Às vezes, o não desligamento correto do computador ou quedas de eletricidade podem fazer com que os arquivos deixem de funcionar.
Além disso, os equipamentos acabam se deteriorando com o tempo. Um HD, por exemplo, tem vida útil média de cinco anos. Ou seja, muito provavelmente, após esse período, você perde todas as informações salvas.
Caso você não faça cópias de segurança, provavelmente irá perder todas as informações caso aconteça alguma falha técnica que comprometa o sistema.
Erro humano
Erros podem acontecer e sua empresa não está livre disso. Um processo de backup automático pode evitar que falhas humanas aconteçam. Por exemplo, a exclusão de um arquivo essencial para o andamento do seu negócio. Caso você tenha um serviço de backup é possível simplesmente recuperá-lo.
Precisando de um sistema de gestão de empresas para organizar os processos do seu negócio? Clique aqui e conheça o ERPsoft.